Plano de aula: Eu e o outro - Empatia
|
Conteúdo aula: Eu e o outro – Empatia |
|
Objetivo: • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de
sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. • Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
|
Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: Inicie
a aula com o conto “A boneca de Sal” disponível em:
https://youtu.be/3v9ciyh36Ys Apresente
a frase: “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso
mundo refletido nos olhos dele”.— Carl Rogers Questione
os alunos sobre o que eles entendem de EMPATIA. Explique que ser empático é
imergir no universo do outro completamente e só assim ser capaz de pensar
como o outro e compreendê-lo. A empatia é um dos valores mais essenciais e
que está em falta no nosso dia a dia. Após esse momento, questione-os sobre a
relação entre o termo empatia e o conto. Explique
que é importante que entendamos o outro como um ser de conflitos. O dom de se
reconhecer no outro. De se enxergar no outro com amorosidade. Apresente
o vídeo: Empatia e alteridade, disponível em: https://youtu.be/m0Ra4ZvtD9s Explique
que Perceber-se no outro é limpar
todos os seus pré-conceitos, tudo o que você pensa. Esvaziar sua mente.
Tirando toda crítica, julgamento e análise. Para assim, poder receber o
pensamento do outro, a forma de agir do outro e assim se tornar o outro. Eu
faço parte de você e você faz parte de mim. Finalize
esse momento com a música: Ninguém é igual a ninguém (https://youtu.be/KuuoQ6n7o6c). 2º
momento: Apresentar
aos alunos a palavra EMPATIA e questionar se alguém sabe o que o termo
significa. O objetivo nesse momento é levantar os conhecimentos prévios a
respeito do tema e instigar a curiosidade. Fale
sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações
cotidianas e como agir com o outro. Propor que reflitam e identifiquem a
relação entre o tema com a visualização do curta metragem “Colheres De Cabo
comprido”, disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=t965Sx5RXbE Após assistirem o curta, contextualizar e
questionar o que as crianças fariam nas situações, a fim de que se coloquem
no lugar do outro e pratiquem uma experiência empática. • O que levou ao sofrimento do grupo? Egoísmo; Falta de criatividade; Falta de espírito de equipe; • Em que grupo vocês puderam perceber
a presença da empatia? • O que a falta de empatia gerou em um
dos grupos? É
preciso ser amoroso com o outro, pois não sabemos as batalhas que o outro
está enfrentando. Apresente
os três passos para desenvolver a empatia: Observe os outros; Faça uso da escuta ativa; Se abra. O
professor poderá utilizar o conto “Bruxas não existem” de Moacir Scliar. É um
conto que evidencia muito a empatia. Se achar necessário poderá fazer a
interpretação do mesmo. Simular
situações que o aluno não esteja vivendo, mas que o estimula a entender o que
se passa e os sentimentos envolvidos e como as ações de alguns impactam os
colegas, como pedir auxílio e buscar soluções. Imagens, vídeos e contos
servem de apoio nesses momentos de como se colocar no lugar do outro, de
verdade. Só
quem teme sentir a mesma dor pode se colocar no lugar da outra pessoa. |
|
Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis e borracha. |
|
Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do
processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de
vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades
e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota
da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e
competências pelos alunos. |
|
Referências bibliográficas: https://www.eusemfronteiras.com.br/o-conto-da-boneca-de-sal-e-empatia-em-nossa-vida/ https://www.youtube.com/watch?v=KuuoQ6n7o6c https://www.youtube.com/watch?v=m0Ra4ZvtD9s https://www.eusemfronteiras.com.br/o-conto-da-boneca-de-sal-e-empatia-em-nossa-vida/ https://www.youtube.com/watch?v=KuuoQ6n7o6c https://www.youtube.com/watch?v=m0Ra4ZvtD9s https://oespaco.net/2017/03/a-importancia-da-empatia.html https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem |
Comentários
Postar um comentário