Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

 

Conteúdo aula: Eu e o outro – Empatia 

Objetivo:

          Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

          Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: 

Inicie a aula com o conto “A boneca de Sal” disponível em: https://youtu.be/3v9ciyh36Ys

Apresente a frase: “Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”.— Carl Rogers

Questione os alunos sobre o que eles entendem de EMPATIA. Explique que ser empático é imergir no universo do outro completamente e só assim ser capaz de pensar como o outro e compreendê-lo. A empatia é um dos valores mais essenciais e que está em falta no nosso dia a dia. Após esse momento, questione-os sobre a relação entre o termo empatia e o conto.

Explique que é importante que entendamos o outro como um ser de conflitos. O dom de se reconhecer no outro. De se enxergar no outro com amorosidade.

Apresente o vídeo: Empatia e alteridade, disponível em: https://youtu.be/m0Ra4ZvtD9s

Explique que  Perceber-se no outro é limpar todos os seus pré-conceitos, tudo o que você pensa. Esvaziar sua mente. Tirando toda crítica, julgamento e análise. Para assim, poder receber o pensamento do outro, a forma de agir do outro e assim se tornar o outro. Eu faço parte de você e você faz parte de mim.

Finalize esse momento com a música: Ninguém é igual a ninguém (https://youtu.be/KuuoQ6n7o6c).

2º momento:

Apresentar aos alunos a palavra EMPATIA e questionar se alguém sabe o que o termo significa. O objetivo nesse momento é levantar os conhecimentos prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade.

Fale sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações cotidianas e como agir com o outro. Propor que reflitam e identifiquem a relação entre o tema com a visualização do curta metragem “Colheres De Cabo comprido”, disponível no link:    https://www.youtube.com/watch?v=t965Sx5RXbE

 Após assistirem o curta, contextualizar e questionar o que as crianças fariam nas situações, a fim de que se coloquem no lugar do outro e pratiquem uma experiência empática.

          O que levou ao sofrimento do grupo?

         Egoísmo;

         Falta de criatividade;

         Falta de espírito de equipe;

           O que vocês fariam se vivenciassem uma situação semelhante?

          Em que grupo vocês puderam perceber a presença da empatia?

          O que a falta de empatia gerou em um dos grupos?

 Explique que é preciso ver o outro como um ser de conflitos internos, como todos nós somos. Somos seres humanos, apresentamos emoções, desejos, inseguranças, frustrações, alegrias e tristezas.

É preciso ser amoroso com o outro, pois não sabemos as batalhas que o outro está enfrentando.

Apresente os três passos para desenvolver a empatia:

         Observe os outros;

         Faça uso da escuta ativa;

         Se abra.

O professor poderá utilizar o conto “Bruxas não existem” de Moacir Scliar. É um conto que evidencia muito a empatia. Se achar necessário poderá fazer a interpretação do mesmo.

Simular situações que o aluno não esteja vivendo, mas que o estimula a entender o que se passa e os sentimentos envolvidos e como as ações de alguns impactam os colegas, como pedir auxílio e buscar soluções. Imagens, vídeos e contos servem de apoio nesses momentos de como se colocar no lugar do outro, de verdade.

Só quem teme sentir a mesma dor pode se colocar no lugar da outra pessoa.

Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis e borracha. 

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos.

Referências bibliográficas:

https://www.eusemfronteiras.com.br/o-conto-da-boneca-de-sal-e-empatia-em-nossa-vida/

https://www.youtube.com/watch?v=KuuoQ6n7o6c

https://www.youtube.com/watch?v=m0Ra4ZvtD9s

https://www.eusemfronteiras.com.br/o-conto-da-boneca-de-sal-e-empatia-em-nossa-vida/

https://www.youtube.com/watch?v=KuuoQ6n7o6c

https://www.youtube.com/watch?v=m0Ra4ZvtD9s

https://oespaco.net/2017/03/a-importancia-da-empatia.html

https://novaescola.org.br/conteudo/4159/bruxas-nao-existem


Plano de aula empatia 

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