Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)

 

Conteúdo aula: Cooperação (Ações solidárias) 

Objetivo:

          Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos:

 Iniciar a aula apresentando as crianças a palavra “COOPERAÇÃO”, e perguntar se elas sabem o significado, e que reflitam sobre algumas ações solidárias que já fizeram ou fazem. Faça questionamentos como:

  O que significa cooperação?

  Vocês já realizaram algumas ações solidárias?

  Quais benefícios você acredita que esse tipo de ação pode trazer para você e para o outro?

Em seguida, mostre algumas palavras sinônimas de cooperação como: AJUDA, APOIO, ASSISTÊNCIA, AUXÍLIO, COLABORAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, PARTICIPAÇÃO, SOLIDARIEDADE.

Cooperar é agir conjuntamente com o outro ou interagir em vista à realização de um fim comum.

Apresentar o vídeo “Trabalho em equipe”, disponível no link www.youtube.com/watch?v=2ZnPQZkPA5E 

Para perceber a compreensão das crianças sobre a mensagem do vídeo, questione-as:

- Qual o tema principal apresentado nas três situações?

- O que aconteceria com cada animal (pinguim, formiga e caranguejo) individualmente, se não tivessem se unido para e Propor que as crianças definam em apenas uma palavra a ação realizada em cada situação, pelo grupo de pinguins, formigas e caranguejos.

 Apresentar outra situação as crianças, para que reflitam mais um pouquinho sobre as atitudes de cada um acessando o link abaixo do curta metragem “A ponte” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CEvlm51GIXw

 Questionar qual seria a melhor forma do alce e do urso resolverem o problema, e se a ação do coelho e do guaxinim foi a mais correta

 Sugestões de fábulas e contos que trabalham a cooperação:

A galinha ruiva

O leão e o rato

O grande rabanete...

Recursos: Folhas de papel, lápis e borracha 

Avaliação: A avaliação levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização e participação em aula.

Referências bibliográficas:

https://www.infopedia.pt/$cooperacao-(sociologia)?uri=lingua-portuguesa/coopera%C3%A7%C3%A3o

http://ifan.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Ogranderabanete.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=2ZnPQZkPA5E

https://www.youtube.com/watch?v=CEvlm51GIXw


Plano de aula sobre cooperação
Plano de aula sobre ações solidárias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.