Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)
Conteúdo aula: Cooperação (Ações solidárias) |
Objetivo: • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: O
que significa cooperação? Vocês
já realizaram algumas ações solidárias? Quais
benefícios você acredita que esse tipo de ação pode trazer para você e para o
outro? Em seguida, mostre algumas palavras
sinônimas de cooperação como: AJUDA, APOIO, ASSISTÊNCIA, AUXÍLIO,
COLABORAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, PARTICIPAÇÃO, SOLIDARIEDADE. Cooperar é agir conjuntamente com o
outro ou interagir em vista à realização de um fim comum. Apresentar o vídeo “Trabalho em equipe”, disponível no link www.youtube.com/watch?v=2ZnPQZkPA5E Para perceber a compreensão das crianças
sobre a mensagem do vídeo, questione-as: - Qual o tema principal apresentado
nas três situações? - O que aconteceria com cada animal
(pinguim, formiga e caranguejo) individualmente, se não tivessem se unido
para e Propor que as crianças definam em apenas uma palavra a ação realizada
em cada situação, pelo grupo de pinguins, formigas e caranguejos. Apresentar outra situação as crianças, para
que reflitam mais um pouquinho sobre as atitudes de cada um acessando o link
abaixo do curta metragem “A ponte” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CEvlm51GIXw A galinha ruiva O leão e o rato O grande
rabanete... |
Recursos: Folhas de papel, lápis e borracha |
Avaliação: A avaliação
levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais
como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno,
organização e participação em aula. |
Referências bibliográficas: https://www.infopedia.pt/$cooperacao-(sociologia)?uri=lingua-portuguesa/coopera%C3%A7%C3%A3o http://ifan.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Ogranderabanete.pdf https://www.youtube.com/watch?v=2ZnPQZkPA5E https://www.youtube.com/watch?v=CEvlm51GIXw |
Comentários
Postar um comentário