Plano de aula: Diversidade - Identidade, diferenças e respeito
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Conteúdo aula: Identidade, diferenças e respeito |
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Objetivo: • Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. |
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Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: Inicie a aula com a música “Ser
diferente é normal” – Preta Gil e Gilberto Gil • Como
você se descreveria? • Você
acha que é igual aos outros? • O
que você percebe de diferente em você? • Você
acha que as pessoas devem ser iguais? • É
legal ser diferente? Por quê? Em seguida o professor pode pedir a
turma que em dupla um avalie as características do outro destacando
semelhanças e diferenças. A partir daí o professor discutirá as diferenças
físicas tais como cor da pele, textura dos cabelos, cor dos olhos, altura,
peso e enfatizar a importância de sermos diferentes e de nos aceitarmos como
somos. O professor poderá ainda provocar a turma fazendo o seguinte
questionamento: o que seria do mundo se todos fossemos iguais? É importante falar também sobre a
inclusão, para isso, o professor poderá fazer uso da história Escola de
Bichos, disponível em: https://youtu.be/_mHkP0sjm3I Após a exibição do vídeo, faça alguns
questionamentos, como: Você sabe o que é inclusão? Você acha que a escola respeitou as
diferenças entre os alunos? Você acha que os alunos teriam êxito
nessa escola? Por quê? E no seu dia-a-dia, tem praticado a
inclusão? Mesmo entendendo que as pessoas são
diferentes, muitas vezes passamos por situações que não são legais: Racismo,
preconceito e discriminação. Nesse momento, conceitue o significado dessas
palavras e diferencie-as. É importante enfatizar que a
legislação brasileira define racismo como um crime: Artigo 5º da Constituição
Federal, inciso XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e
imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; Ninguém nasce racista, se torna. Para
exemplificar melhor isso utilize o vídeo “Uma grande lição das nossas
crianças sobre o racismo” disponível em: https://youtu.be/kSxfom_eRYk Após o vídeo, faça os seguintes
questionamentos: • Você
já vivenciou ou presenciou uma cena onde alguém foi inferiorizado por causa
de suas diferenças? • Qual
foi a sua reação? • O
que você acha que leva uma pessoa a agir dessa forma? • Como podemos combater esse tipo de prática? |
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Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis, borracha, recursos tecnológicos. |
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Avaliação: A avaliação
deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem,
considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como
qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no
processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem,
através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. |
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Referências bibliográficas: https://www.youtube.com/watch?v=_mHkP0sjm3I https://www.slideserve.com/elu/por-que-ser-diferente-normal-porque-todo-ser-humano-nico-a-nica-caracter-stica-que-nos-une-a-diversidade https://ranieresoares82.jusbrasil.com.br/noticias/234282521/racismo-no-brasil |
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