Plano de aula: Diversidade - Identidade, diferenças e respeito

 

Conteúdo aula: Identidade, diferenças e respeito 

Objetivo:

          Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: 

Inicie a aula com a música “Ser diferente é normal” – Preta Gil e Gilberto Gil

 Em seguida, faça os seguintes encaminhamentos:

   Como você se descreveria?

   Você acha que é igual aos outros?

   O que você percebe de diferente em você?

   Você acha que as pessoas devem ser iguais?

   É legal ser diferente? Por quê?

 Explique que ser diferente é normal porque todo ser humano é único. A única característica que nos une é a DIVERSIDADE.

Em seguida o professor pode pedir a turma que em dupla um avalie as características do outro destacando semelhanças e diferenças. A partir daí o professor discutirá as diferenças físicas tais como cor da pele, textura dos cabelos, cor dos olhos, altura, peso e enfatizar a importância de sermos diferentes e de nos aceitarmos como somos. O professor poderá ainda provocar a turma fazendo o seguinte questionamento: o que seria do mundo se todos fossemos iguais?

É importante falar também sobre a inclusão, para isso, o professor poderá fazer uso da história Escola de Bichos, disponível em: https://youtu.be/_mHkP0sjm3I

Após a exibição do vídeo, faça alguns questionamentos, como:

Você sabe o que é inclusão?

Você acha que a escola respeitou as diferenças entre os alunos?

Você acha que os alunos teriam êxito nessa escola? Por quê?

E no seu dia-a-dia, tem praticado a inclusão?

Mesmo entendendo que as pessoas são diferentes, muitas vezes passamos por situações que não são legais: Racismo, preconceito e discriminação. Nesse momento, conceitue o significado dessas palavras e diferencie-as.

É importante enfatizar que a legislação brasileira define racismo como um crime: Artigo 5º da Constituição Federal, inciso XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

Ninguém nasce racista, se torna. Para exemplificar melhor isso utilize o vídeo “Uma grande lição das nossas crianças sobre o racismo” disponível em: https://youtu.be/kSxfom_eRYk

Após o vídeo, faça os seguintes questionamentos:

   Você já vivenciou ou presenciou uma cena onde alguém foi inferiorizado por causa de suas diferenças?

   Qual foi a sua reação?

   O que você acha que leva uma pessoa a agir dessa forma?

   Como podemos combater esse tipo de prática? 

Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis, borracha, recursos tecnológicos. 

Avaliação: 

A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos.

Referências bibliográficas:

https://www.youtube.com/watch?v=_mHkP0sjm3I

https://www.slideserve.com/elu/por-que-ser-diferente-normal-porque-todo-ser-humano-nico-a-nica-caracter-stica-que-nos-une-a-diversidade

https://ranieresoares82.jusbrasil.com.br/noticias/234282521/racismo-no-brasil


Plano de aula empatia
Plano de aula diversidade
Plano de aula sobre respeito 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)