Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.
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Conteúdo aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência. |
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Objetivo: • Exercitar
a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se
respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais,
seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de
qualquer natureza. • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
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Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: Além das diferenças físicas
ressaltadas na última aula, é importante que o professor discuta as
diferenças culturais que influenciam nos nossos comportamentos, fazendo um
paralelo entre Feira de Santana e outras cidades do mesmo estado, outros e
até outros países. Apresente a música “Aquarela do
Brasil” de Gal Costa, disponível em: https://youtu.be/GoeiALJUMJA Em seguida, faça os seguintes
questionamentos: • Do
que a canção retrata? • Você
acha que o Brasil é um país diverso? • Você
acha que o título da canção Aquarela do Brasil, tem alguma relação com a
mensagem que ela quer transmitir? Qual? • O
que essa canção tem a ver com o que iremos aprender hoje? Explique que valorizar as diferenças
étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas
respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a
todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação. É importante falar que a cultura de um
povo é formada por vários elementos, enumerá-los, e lembrar que não existe
uma cultura melhor ou superior a outra. Nessa aula o professor irá ensinar a
importância de saber se relacionar com o outro, se comunicar com pessoas
diferentes, conhecer realidades distintas e ajudar o aluno a ampliar seu
olhar sobre o outro e para o social, bem como saber se posicionar diante das
mais diversas situações. Assim, ele poderá fazer uso da “Fábula Convivência”
de Letícia Dansa e Salmo Dansa. Após a leitura fará os seguintes
questionamentos: • Quem
são os porcos-espinhos? • Por
que eles se abraçaram? • O
que aconteceu? • Qual
relação vocês podem perceber entre a história e a nossa vida? • Temos
aceitado os nossos limites? • Respeitamos
os espaços de convivência dentro de uma relação? • Como
você tem colaborado com a convivência familiar? E escolar? A moral dessa história é que o melhor
do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde
cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e a admirar suas
qualidades. Se o professor achar pertinente, poderá falar sobre situações em que essas diferenças não são respeitadas e o outro utiliza dela para inferiorizar, situações como racismo e bullying. |
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Recursos: Folhas de papel, lápis e borracha |
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Avaliação: A avaliação
levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais
como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno,
organização e participação em aula. |
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Referências bibliográficas: |
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