Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

 

Conteúdo aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência. 

Objetivo:

          Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

          Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: 

Além das diferenças físicas ressaltadas na última aula, é importante que o professor discuta as diferenças culturais que influenciam nos nossos comportamentos, fazendo um paralelo entre Feira de Santana e outras cidades do mesmo estado, outros e até outros países.

Apresente a música “Aquarela do Brasil” de Gal Costa, disponível em: https://youtu.be/GoeiALJUMJA

Em seguida, faça os seguintes questionamentos:

   Do que a canção retrata?

   Você acha que o Brasil é um país diverso?

   Você acha que o título da canção Aquarela do Brasil, tem alguma relação com a mensagem que ela quer transmitir? Qual?

   O que essa canção tem a ver com o que iremos aprender hoje?

 Explique que é por meio da pluralidade cultural, que valorizamos as características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas.

Explique que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.

É importante falar que a cultura de um povo é formada por vários elementos, enumerá-los, e lembrar que não existe uma cultura melhor ou superior a outra.

Nessa aula o professor irá ensinar a importância de saber se relacionar com o outro, se comunicar com pessoas diferentes, conhecer realidades distintas e ajudar o aluno a ampliar seu olhar sobre o outro e para o social, bem como saber se posicionar diante das mais diversas situações. Assim, ele poderá fazer uso da “Fábula Convivência” de Letícia Dansa e Salmo Dansa.

Após a leitura fará os seguintes questionamentos:

   Quem são os porcos-espinhos?

   Por que eles se abraçaram?

   O que aconteceu?

   Qual relação vocês podem perceber entre a história e a nossa vida?

   Temos aceitado os nossos limites?

   Respeitamos os espaços de convivência dentro de uma relação?

   Como você tem colaborado com a convivência familiar? E escolar?

A moral dessa história é que o melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e a admirar suas qualidades.

Se o professor achar pertinente, poderá falar sobre situações em que essas diferenças não são respeitadas e o outro utiliza dela para inferiorizar, situações como racismo e bullying.

Recursos: Folhas de papel, lápis e borracha 

Avaliação: A avaliação levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização e participação em aula.

Referências bibliográficas: 


Plano de aula empatia
Plano de aula sobre respeito
Plano de aula sobre convivência
Plano de aula sobre diferenças

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)