Atividades: Textos pequenos para interpretação com gabarito

1.Leia a receita abaixo:

 Bolo de laranja com casca

INGREDIENTES:
1 laranja média
1 xícara de chá de óleo
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó     
MODO DE PREPARO:
Corte a laranja em 4 pedaços, retire a parte branca do miolo e as sementes que estiverem aparentes.
Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos e o açúcar.
Em uma vasilha, misture a farinha de trigo e o fermento.
Adicione o conteúdo do liquidificador à mistura, mexendo com colher de pau.
Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo.

1) Qual alimento a receita acima ensina a maneira de preparar? R: Um bolo
2) Para seguir a receita, o que deve ser feito primeiro? R: Cortar a laranja em quatro.
3) Para que serve este texto? R: Preparar uma receita.
__________________________________________________________________________

2. TELEFONE COM FIO
 MATERIAIS:
- Barbante;
- 2 copos de plástico vazios;
- Tesoura ou alfinete para furar os copos.
1º PASSO: Fure os copos com a ajuda do alfinete. O tamanho do furo precisa dar para passar o barbante.
2º PASSO: Pegue o barbante, passe pelo furo do primeiro copo. Depois vá esticando e passe pelo furo do segundo copo.
3º PASSO: Agora é hora de prender o fio nos copos. Pegue a ponta do barbante e amarre (do lado de dentro do copo). Faça a mesma coisa no outro copo.
4º PASSO: Está pronto o telefone! Agora é só chamar um amigo, Cada um fica com um copo e estica bem o barbante.

a) O que o texto ensina a fazer? R: Um brinquedo                         
b) Para seguir as instruções, o que deve ser feito primeiro: R: Fazer o furo nos copos.
c) Quais os materiais que você deve ter para fazer o brinquedo? R: barbante, copos de plástico e alfinete

 __________________________________________________________________________

 03. Leia o texto abaixo:

      FEIJOADA

  Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX. Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.

           Duarte, Macedo. O guia dos curiosos. Companhia das Letras.


a) Qual a finalidade desse texto? R:   Informar sobre a origem da feijoada.
b) Quando e onde nasceu a feijoada? R: Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX.
3. Fale como surgiu a feijoada. R: Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.

__________________________________________________________________________

04. PIPOCA
02 xícaras (chá) de milho de pipoca.
01 colher (sopa) de manteiga ou óleo.
Sal a gosto.
        Coloque a manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.
        Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.
        OBS: Se gostar de pipoca doce faça uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.
                   Reis, Emanoel de Carvalho. Mesa do Pimpolho. Paraná.
                           
a) Este texto é:     R:   Uma receita.
b) Quem escreveu essa receita? R: Emanoel de Carvalho Reis
c) Quais os ingredientes da pipoca? R: Milho de pipoca e manteiga ou óleo.
d) Quais os passos para preparar a pipoca? R: Coloque a manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.  Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.
e) O que a pessoa deve fazer se quiser preparar uma pipoca doce? R: Uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.
__________________________________________________________________________
05 – R de receita

O rato fez macarrão com o cordão do seu sapato, veio o sapo e pulou corda com o macarrão do rato, a minhoca fez nhoque com a corda do seu sapo, depois veio o avestruz, papou tudo.
-Credo Cruz.
                Elza Beatriz

a)       Quais são os animais que aparecem no texto? R: Rato, sapo, minhoca e avestruz.
b)       Quem pulou corda com o macarrão do rato? R: O sapo
c)       Quem fez nhoque? R: A minhoca
d)       O que o rato usou para fazer macarrão? R: O cordão do seu sapato.
e)       Quem papou tudo? R: O avestruz

__________________________________________________________________________

06 – O ouriço malabarista

     No meio de duas flores
Em uma teia um ouriço 
Brinca de malabarista
Onde é que se viu isso?
 
Na primavera é assim,
Alegre como num circo
Ficam felizes as flores
E até brinca o ouriço
                               Gi Barbosa
 
a)       Qual o título do texto? R: O ouriço malabarista
b)       Qual seu personagem principal? R: O ouriço
c)      Em qual estação se passa o episódio com o ouriço? R: Na primavera
d)       O que você achou do texto?

 __________________________________________________________________________

07 – O xale da Caxuxa
 
O xale da Caxuxa é roxo
Caxuxa colocou o xale numa caixa
Pixoxo mexeu na caixa e puxou o xale
Caxuxa falou:
 - Deixa meu Xale! Ele não é lixo.
Pixoxo deixou o xale da Caxuxa todo sujo.
 
a)       Quais os personagens do texto? R: Caxuxa e Pixoxo
b)       Qual a cor do Xale da Caxuxa? R: Roxo
c)       Aonde Caxuxa colocou o Xale? R: Numa caixa
d)       Como ficou o xale da Caxuxa? R: Todo sujo

 __________________________________________________________________________

08 - A bailarina

Um, dois, três e quatro,

dobro a perna e dou um salto,

viro e me viro ao revés

e se eu caio conto até dez.

 

Depois, essa lenga-lenga

toda recomeça.

Puxa vida, ora essa!

Vivo na ponta dos pés

                                                Lucinha Lins

a)       Qual o título da canção? R: A bailarina

b)       Qual o nome de seu compositor? R: Lucinha Lins

c)       Você conhece alguma outra música que fale sobre bailarina? 

d)       Observe os nomes dos números que aparecem no trecho da música e escreva-os na ordem decrescente. R: Quatro, três, dois, um

__________________________________________________________________________

09 - O castelo

Estrela é uma fada.
Ela mora em um castelo.
As paredes do castelo são de biscoitos.
As janelas são roscas de coco.
As portas são feitas de bolos e suspiros.
As escadas são de goiabada cascão.
Todos os dias Estela vai à cascata do castelo.
A cascata é de suco de uvas maduras.
Você gostaria de ir ao castelo de Estela?

a)       Qual é o título deste texto? R: O castelo
b)       Qual nome da personagem principal? R: Estrela
c)       Onde ela mora? R: Em um castelo
d)       Como são as paredes deste lugar? R: De biscoito
e)       Como são as portas? R: Feita de bolos e suspiros
f)       O que é feito de suco de uvas maduras? R:  A cascata

 __________________________________________________________________________

10 – A mamãe galinha
Deixou vazio o ninho
Pois saiu pra passear
Com o pintinho amarelinho
                               Isabel Cristina

1.       Quais são os personagens do texto? R: A mamãe galinha e o pintinho amarelinho
2.       Por que a mamãe galinha deixou o ninho? R: Para passear com o pintinho amarelinho
3.       Que cor era o pintinho? R: Amarelinho
4.       Quem é a autora do texto? R: Isabel Cristina

 __________________________________________________________________________

11 - PITOCO – TEXTO
Pitoco e Pati brincam na grama. Pula para cá e pulla para lá e… Chuá! Os dois amiguinhos caem na lama… Porca Bolita olha as horas e fala:
– Daqui a pouco é o banho do Pitoco.
Bolita já estava preocupada. Quando vê o filho, fica apavorada! Vai depressa encher a banheira, mas não sai água da torneira…
Pitoco logo acha uma solução:
– Na casa da tia Pata tem água de montão!
Tia Pata faz muitas brincadeiras e todos se divertem em sua banheira.
– Sua banheira é uma beleza! – diz Bolita.
– Presente da mãe Natureza! – diz a Pata.
 
QUESTÕES:
1) Qual o título do texto? R: Pitoco.
2) O que Pitoco e Pati fazem na grama? R: Eles brincam na grama.
3) Quem é Bolita? R: Uma porca, mãe de Pitoco.
4) Por que Bolita fica apavorada quando vê Pitoco? R: Porque ele está todo sujo por ter se jogado na lama.
5) O que acontece quando Bolita tenta encher a banheira? R: Não sai água da torneira.
6) Qual solução Pitoco encontra? R: Ir à casa da tia Pata que tem água de montão em sua banheira.

__________________________________________________________________________
12 - A CHUVARADA – TEXTO

CHOVE NA FLORESTA.
PLOC! PLOC! PLOC!
BICHOS MIÚDOS FOGEM À PROCURA DE UM ABRIGO SEGURO.
UMA JOANINHA SE REFUGIA DEBAIXO DE UMA GRANDE FOLHA.
A CENTOPÉIA, CORRENDO COM SUAS PERNINHAS LIGEIRAS, DESAPARECENDO
NUM BURAQUINHO COM ENORME HABILIDADE.
GOTAS GRUDADAS NUMA TEIA FAZEM DONA ARANHA RECLAMAR, NERVOSA:
– QUE CHUVA FORA DE HORA!
DE REPENTE, UM PINGO ENORME CAI.
PLAFT!
O CARACOL, ASSUSTADO, ESCONDE-SE DENTRO DA CASA DELE.
E A CHUVA CONTINUA NA FLORESTA.
PLOC! PLOC! PLOC!
UM GRILO, COM AS PATAS MOLHADAS, SUPLICA: – CHUVA, VÁ EMBORA!
MAS, LÁ NO BREJO, O SAPO COMEMORA, APLAUDINDO A CHUVARADA.
(Maria Luiza)

QUESTÕES:
1) QUAL O TÍTULO DO TEXTO? R: A CHUVARADA
2) QUEM É O AUTOR? R: MARIA LUIZA
3) ONDE SE PASSA A HISTÓRIA? R: NA FLORESTA
4) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO? R: A JOANINHA, A CENTOPÉIA, A DONA ARANHA,O CARACOL, O GRILO E O SAPO
5) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO? R: 15 PARÁGRAFOS
6) QUAIS ANIMAIS GOSTARAM DA CHUVA? R: SÓ O SAPO GOSTA DA CHUVA.
7) EM SUA OPINIÃO POR QUE O SAPO GOSTA DA CHUVA? R: RESPOSTA PESSOAL
8) QUAIS ANIMAIS NÃO GOSTARAM DA CHUVA? R: A JOANINHA, A CENTOPÉIA, A DONA ARANHA,O CARACOL, O GRILO
9) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA NO ESPAÇO ABAIXO:

Atividades de interpretação com pequenos textos
Pequenos textos para interpretação
Textos pequenos para interpretação
Atividades de interpretação de texto com gabarito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)