Plano de aula: Cuidando da nossa escola
|
Conteúdo aula: Cuidando da nossa escola |
|
Objetivo: Criar uma cultura de cuidado e
preservação do ambiente escolar; Conscientizar que o patrimônio escolar é um
bem pertencente a todos; Conservar a construção e os móveis da escola como
paredes, corredores, carteiras, cadeiras e armários; Conservar e manter em
bom estado todos os equipamentos utilizados nas salas de aula e nas outras
dependências da escola; Manter e colaborar com a conservação da limpeza
dos banheiros e do prédio escolar; Evitar qualquer dano ao prédio, pátio
e muros da escola. |
|
Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: 1º
etapa: Professor, o objetivo dessa aula é conscientizar os alunos sobre a
importância da conservação e preservação do patrimônio escolar, bem como a
necessidade da manutenção da limpeza do ambiente escolar. Portanto, em
roda de conversa fale com os alunos sobre os benefícios da escola e da
convivência com as outras pessoas. - Pergunte se
já pensaram em como a escola é importante na vida de uma criança, pois é nela
que passa grande parte do dia, aprende a ler, escrever e contar, brinca, se
diverte, ouve histórias e convive com outras pessoas como os colegas da turma
e das outras turmas, os professores e funcionários. Deixe que comentem sobre
isso. - Diga aos
alunos que cada uma das atividades realizadas na escola acontece em lugares
apropriados além da sala de aula, e que para estar em cada um desses lugares
é necessário seguir regras e ter comportamentos adequados, como na
biblioteca, quadra, pátio, refeitório, banheiros, entre outros. Para que
esses locais funcionem bem é necessário que se respeite as pessoas que
trabalham nesses lugares e que cuide da conservação dos mesmos. - Explique que
quando os lugares não são conservados pelos alunos e funcionários é
necessário reparos que, muitas vezes, custa caro à administração da escola ou
ao governo, no caso das escolas públicas. Nesse último caso, os reparos são
realizados com o dinheiro público, ou seja, com os impostos pagos pelas
pessoas. - Conscientize
os alunos que a escola é de cada um que estuda nela e da necessidade de
conservação dos bens públicos. Explique que quando estragamos algo na escola
estamos estragando algo que é nosso. - Apresente aos alunos o poema abaixo, produzido por um aluno do 7° ano do Ensino Fundamental em um concurso de poesias na Escola Estadual Professor Helon Gomide em Trindade - GO. Leia o poema
com os alunos e solicite que falem de seus sentimentos em relação ao poema.
Pergunte: Por que o autor do poema diz que devemos preservar a escola? O que
quer dizer patrimônio público? E patrimônio escolar? Se não souberem
responder sobre o patrimônio, explique o que isso significa.
Solicite
aos alunos que façam uma lista com dez atitudes que devem ter para ajudar a
manter a escola em boas condições: 1. Jogar o lixo na lixeira; 2. Manter as paredes sem rabiscos; 3. Conservar as carteiras; … Socialize as listas de todos os alunos e escolha junto com eles os itens que acharem mais interessantes. |
|
Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis e borracha. |
|
Avaliação: A avaliação levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização das atividades e participação em aula. |
|
Referências bibliográficas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ |

Comentários
Postar um comentário