Plano de aula: Cuidando da nossa escola

 

Conteúdo aula: Cuidando da nossa escola 

Objetivo: Criar uma cultura de cuidado e preservação do ambiente escolar; Conscientizar que o patrimônio escolar é um bem pertencente a todos; Conservar a construção e os móveis da escola como paredes, corredores, carteiras, cadeiras e armários; Conservar e manter em bom estado todos os equipamentos utilizados nas salas de aula e nas outras dependências da escola; Manter e colaborar com a conservação da limpeza dos banheiros e do prédio escolar; Evitar qualquer dano ao prédio, pátio e muros da escola.

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos:

1º etapa: Professor, o objetivo dessa aula é conscientizar os alunos sobre a importância da conservação e preservação do patrimônio escolar, bem como a necessidade da manutenção da limpeza do ambiente escolar. Portanto, em roda de conversa fale com os alunos sobre os benefícios da escola e da convivência com as outras pessoas.

- Pergunte se já pensaram em como a escola é importante na vida de uma criança, pois é nela que passa grande parte do dia, aprende a ler, escrever e contar, brinca, se diverte, ouve histórias e convive com outras pessoas como os colegas da turma e das outras turmas, os professores e funcionários. Deixe que comentem sobre isso.

- Diga aos alunos que cada uma das atividades realizadas na escola acontece em lugares apropriados além da sala de aula, e que para estar em cada um desses lugares é necessário seguir regras e ter comportamentos adequados, como na biblioteca, quadra, pátio, refeitório, banheiros, entre outros. Para que esses locais funcionem bem é necessário que se respeite as pessoas que trabalham nesses lugares e que  cuide da conservação dos mesmos.

- Explique que quando os lugares não são conservados pelos alunos e funcionários é necessário reparos que, muitas vezes, custa caro à administração da escola ou ao governo, no caso das escolas públicas. Nesse último caso, os reparos são realizados com o dinheiro público, ou seja, com os impostos pagos pelas pessoas.

- Conscientize os alunos que a escola é de cada um que estuda nela e da necessidade de conservação dos bens públicos. Explique que quando estragamos algo na escola estamos estragando algo que é nosso.

- Apresente aos alunos o poema abaixo, produzido por um aluno do 7° ano do Ensino Fundamental em um concurso de poesias na  Escola Estadual Professor Helon Gomide em Trindade - GO.


Leia o poema com os alunos e solicite que falem de seus sentimentos em relação ao poema. Pergunte: Por que o autor do poema diz que devemos preservar a escola? O que quer dizer patrimônio público? E patrimônio escolar? Se não souberem responder sobre o patrimônio, explique o que isso significa.

Solicite aos alunos que façam uma lista com dez atitudes que devem ter para ajudar a manter a escola em boas condições: 

1. Jogar o lixo na lixeira;

2. Manter as paredes sem rabiscos;

3. Conservar as carteiras;

Socialize as listas de todos os alunos e escolha junto com eles os itens que acharem mais interessantes. 

Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis e borracha. 

Avaliação: A avaliação levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização das atividades e participação em aula. 

Referências bibliográficas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)