Plano de aula - Dinâmicas: Verdade ou Mentira?

 

Conteúdo aula: Dinâmica – Verdade ou Mentira? 

Objetivo: Fazer com que todos se conheçam melhor. 

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos:

Essa dinâmica é muito útil porque é importante saber do que os estudantes gostam e o que fazem fora da escola, para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.

Entregar um pedaço de papel a cada estudante e dizer que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo. Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases, depois eles entregam. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e o/a professor(a) vai orientando que quando identificarem o que escreveram, disfarcem e também digam que acham que é do Fulano. Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolher outro papel. Ir lendo as primeiras frases de cada um, depois começar a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase, o nome de quem a classe achou que era. No final todos já estão ansiosos e ai o/a professor (a) fará a leitura da frase e dirá: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. Aproveitar e fazer algumas perguntas sobre a frase à estudante. Ir fazendo isso até terminar e depois perguntar aos estudantes o que acharam da brincadeira. Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles. 

Recursos: Folhas de papel, lápis e borracha 

Avaliação: A avaliação levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização e participação em aula.

Referências bibliográficas: 


Plano de aula dinâmicas 
Dinâmicas para o início do ano letivo
Dinâmicas para o primeiro dia de aula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)