Plano de aula - Dinâmicas: Verdade ou Mentira?
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Conteúdo aula: Dinâmica – Verdade ou Mentira? |
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Objetivo: Fazer com que todos se conheçam melhor. |
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Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: Essa
dinâmica é muito útil porque é importante saber do que os estudantes gostam e
o que fazem fora da escola, para tornar a aula mais interessante e também
mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo. Entregar um pedaço de papel a cada estudante e dizer que terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo. Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases, depois eles entregam. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e o/a professor(a) vai orientando que quando identificarem o que escreveram, disfarcem e também digam que acham que é do Fulano. Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolher outro papel. Ir lendo as primeiras frases de cada um, depois começar a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase, o nome de quem a classe achou que era. No final todos já estão ansiosos e ai o/a professor (a) fará a leitura da frase e dirá: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. Aproveitar e fazer algumas perguntas sobre a frase à estudante. Ir fazendo isso até terminar e depois perguntar aos estudantes o que acharam da brincadeira. Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles. |
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Recursos: Folhas de papel, lápis e borracha |
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Avaliação: A avaliação
levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais
como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização
e participação em aula. |
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Referências bibliográficas: |
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