Plano de aula: Empatia - Eu, meus amigos, mundo e a importância do companheirismo.
Conteúdo aula: Empatia - Eu, meus amigos, mundo e a importância do companheirismo. |
Objetivo: • Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. • Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: Comece a aula com a música “Amigo,
Amiga” de palavra cantada, disponível em: https://youtu.be/vzPzaA2Mk5Y, se não for
possível a exibição do vídeo o professor deve fazer a leitura. • Fale
uma palavra que represente amizade para você? • Você
têm muitos amigos? • Quais
qualidades você ver nessas pessoas que te faz reconhecê-las como amigos? Explique que é comum que as pessoas
desenvolvam uma rotulação das amizades: • amigo
de balada; • amigo
de trabalho; • amigo
de escola; • amigo
de futebol, etc. Essas classificações podem ser
fundamentais para uma melhor estruturação dos níveis de confiança e respeito,
fatores essenciais em qualquer relacionamento. É possível que dentro de uma
relação haja uma pessoa tóxica, que muitas vezes trata o relacionamento de
uma maneira diferente do esperado. Amizade é entrega de confiança a alguém.
Se isso não está sendo possível, talvez não exista uma amizade aí. • Será
que se trata de uma amizade verdadeira? • É
uma amizade desinteressada? • Havia
reciprocidade nessa amizade? • Trata-se
de uma amizade saudável? O professor também poderá utilizar a
história “Dona Cotinha, Tom e o gato Joca Conto de Cléo Busatto”. Nessa história
eles poderão observar que a amizade pode existir também na relação entre
pessoas de idades diferentes e também entre o homem e um animal. Após a
história, peça que escreva os questionamentos no caderno e responda. Logo
após, compartilhem com a turma: • A
história fala sobre amizade? • Que
tipo de amizade você pode perceber? • Há
confiança e reciprocidade nessa amizade? • Trata-se
de uma amizade saudável? • Para você, amizade tem idade? |
Recursos: Lousa, piloto, apagador lápis, caderno, borracha. |
Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do
processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de
vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades
e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota
da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e
competências pelos alunos. |
Referências bibliográficas: |
Comentários
Postar um comentário