Plano de aula: Empatia - Eu, meus amigos, mundo e a importância do companheirismo.

 

Conteúdo aula: Empatia - Eu, meus amigos, mundo e a importância do companheirismo. 

Objetivo:

          Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

          Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos:

Comece a aula com a música “Amigo, Amiga” de palavra cantada, disponível em: https://youtu.be/vzPzaA2Mk5Y, se não for possível a exibição do vídeo o professor deve fazer a leitura.

 Em seguida faça os seguintes encaminhamentos:

    O que é amizade para você?

   Fale uma palavra que represente amizade para você?

   Você têm muitos amigos?

   Quais qualidades você ver nessas pessoas que te faz reconhecê-las como amigos?

 A amizade pode fazer um bem enorme à saúde mental e social do indivíduo. Relacionar através da amizade é importante para a construção do ser humano. “É algo que não existe na obrigação ou interesse, mas no desejo de compartilhar a vida com alguém. A gente fala sobre um sentimento autêntico. É o vínculo que chega mais perto da sensação de liberdade que a gente tem, porque não temos nenhuma obrigação de ter essas pessoas em nossas vidas, e mesmo assim escolhemos que elas estejam ali.”.(Lara Cannone, Psicóloga).

Explique que é comum que as pessoas desenvolvam uma rotulação das amizades:

   amigo de balada;

   amigo de trabalho;

   amigo de escola;

   amigo de futebol, etc.

Essas classificações podem ser fundamentais para uma melhor estruturação dos níveis de confiança e respeito, fatores essenciais em qualquer relacionamento. É possível que dentro de uma relação haja uma pessoa tóxica, que muitas vezes trata o relacionamento de uma maneira diferente do esperado. Amizade é entrega de confiança a alguém. Se isso não está sendo possível, talvez não exista uma amizade aí.

 Para que eles compreendam apresente a história do livro “ A Árvore Generosa” disponível em: https://youtu.be/VHix5pqXnnI, se não for possível a exibição do vídeo o professor deve fazer a leitura.

 Em seguida, faça os seguintes questionamentos:

    O que você achou dessa amizade?

   Será que se trata de uma amizade verdadeira?

   É uma amizade desinteressada?

   Havia reciprocidade nessa amizade?

   Trata-se de uma amizade saudável?

 Nessa história vimos que a árvore se entregou à amizade com o menino, porém não houve reciprocidade. Vamos construir uma árvore com os alunos e em cada folha os alunos escreverão através do uso de uma única palavra qualidades que devem existir em uma amizade.

O professor também poderá utilizar a história “Dona Cotinha, Tom e o gato Joca

Conto de Cléo Busatto”. Nessa história eles poderão observar que a amizade pode existir também na relação entre pessoas de idades diferentes e também entre o homem e um animal. Após a história, peça que escreva os questionamentos no caderno e responda. Logo após, compartilhem com a turma:

   A história fala sobre amizade?

   Que tipo de amizade você pode perceber?

   Há confiança e reciprocidade nessa amizade?

   Trata-se de uma amizade saudável?

   Para você, amizade tem idade? 

Recursos: Lousa, piloto, apagador lápis, caderno, borracha. 

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos.

Referências bibliográficas:





Plano de aula empatia
Plano de aula tipos de amizade 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)