Plano de aula: Preconceito - Retratos da diversidade
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Conteúdo aula: Retratos da diversidade (Preconceito) |
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Objetivo: • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução
de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao
outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de
indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e
potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos: Iniciar a aula mostrando as crianças, o
vídeo “Moleque de Vila” do cantor Projota Após
a exibição do vídeo, fazer alguns questionamentos: -Vocês
conhecem ou já passaram situações de preconceito e discriminação? -Será
que existe a “cor ideal” para ser feliz? E para ser respeitado como um
cidadão de direitos? -
Será que algumas raças são realmente superiores a outras? Vocês acreditam
nisso? -
Qual a razão do preconceito racial em um país de diferentes etnias e cultura? Retome
aos conceitos de Racismo, preconceito e discriminação. Nessa
aula os alunos irão conhecer algumas expressões racistas e vão entender
porque moldar o vocabulário é uma forma de combater o preconceito racial.
Algumas dessas expressões, são: “A
coisa tá preta” “Serviço
de preto” “Denegrir” “Cabelo
ruim” “Ter
um pé na cozinha” “Não
sou tuas negas” “Meia
tigela” “Cor
de pele” “Doméstica” “Inveja
branca” “Amanhã
é dia de branco” Em
seguida levantar algumas reflexões acerca do texto, relacionando com o tema
discutido e sugerir que as crianças produzam cartazes com gravuras de pessoas
de diferentes raças, etnias, sexo, idade, religiões. Além da produção dos
cartazes, elas deverão dar continuidade a seguinte frase: “ENQUANTO A COR DA
PELE FOR MAIS IMPORTANTE QUE O BRILHO DOS OLHOS, HAVERÁ GUERRA” (Bob Marley).
Elas poderão utilizar cartolina, cola, tesoura, revistas, imagens etc. |
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Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis e borracha. |
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Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do
processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de
vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades
e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota
da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e
competências pelos alunos. |
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Referências bibliográficas: https://ranieresoares82.jusbrasil.com.br/noticias/234282521/racismo-no-brasil https://portal.to.gov.br/noticia/2020/6/17/conheca-algumas-expressoes-racistas-e-por-que-moldar-o-vocabulario-e-uma-forma-de-combater-o-preconceito-racial/ https://pt.slideshare.net/marcelofernandesrj/dia-da-conscincia-negra-10517652?next_slideshow=1 |
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