Plano de aula: Preconceito - Retratos da diversidade

 

Conteúdo aula: Retratos da diversidade (Preconceito) 

Objetivo:

          Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Desenvolvimento/ Procedimentos metodológicos:

 É necessário que o professor introduza o tema, por meio de leituras, pequenos contos, ilustrações, vídeos que remetam a diversidade, seja ela, de raça, sexo, religião ou outra.

 Iniciar a aula mostrando as crianças, o vídeo “Moleque de Vila” do cantor Projota

Após a exibição do vídeo, fazer alguns questionamentos:

-Vocês conhecem ou já passaram situações de preconceito e discriminação?

-Será que existe a “cor ideal” para ser feliz? E para ser respeitado como um cidadão de direitos?

- Será que algumas raças são realmente superiores a outras? Vocês acreditam nisso?

- Qual a razão do preconceito racial em um país de diferentes etnias e cultura?

Retome aos conceitos de Racismo, preconceito e discriminação.

Nessa aula os alunos irão conhecer algumas expressões racistas e vão entender porque moldar o vocabulário é uma forma de combater o preconceito racial. Algumas dessas expressões, são:

“A coisa tá preta”

“Serviço de preto”

“Denegrir”

“Cabelo ruim”

“Ter um pé na cozinha”

“Não sou tuas negas”

“Meia tigela”

“Cor de pele”

“Doméstica”

“Inveja branca”

“Amanhã é dia de branco”

 Caso ache pertinente, o professor pode dividir essas expressões em grupo e pedir para que os alunos realizem uma pesquisa e depois socializem com a turma.

Em seguida levantar algumas reflexões acerca do texto, relacionando com o tema discutido e sugerir que as crianças produzam cartazes com gravuras de pessoas de diferentes raças, etnias, sexo, idade, religiões. Além da produção dos cartazes, elas deverão dar continuidade a seguinte frase: “ENQUANTO A COR DA PELE FOR MAIS IMPORTANTE QUE O BRILHO DOS OLHOS, HAVERÁ GUERRA” (Bob Marley). Elas poderão utilizar cartolina, cola, tesoura, revistas, imagens etc.

Recursos: Lousa, piloto, apagador, caderno, lápis e borracha. 

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos.

Referências bibliográficas:

https://ranieresoares82.jusbrasil.com.br/noticias/234282521/racismo-no-brasil

https://portal.to.gov.br/noticia/2020/6/17/conheca-algumas-expressoes-racistas-e-por-que-moldar-o-vocabulario-e-uma-forma-de-combater-o-preconceito-racial/

https://pt.slideshare.net/marcelofernandesrj/dia-da-conscincia-negra-10517652?next_slideshow=1


Plano de aula sobre preconceito
Plano de aula diversidade 
Plano de aula empatia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)