Plano de aula: Atividade diagnóstica de matemática

 

Área(s) de Conhecimento: Matemática 

Tema: Atividade Diagnóstica de Matemática 

Objetivos de Aprendizagem: 

·         Construir o significado do conceito de número e identificar algumas de suas funções em um determinado contexto (quantificar, ordenar, codificar, medir).

·         Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

 

Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos:

Professor fale aos alunos que eles irão fazer uma atividade diagnóstica. Explique que o objetivo da atividade é conhecer cada um deles em relação à área, para assim, entender quais são as dificuldades dos mesmos e trabalhar as suas dificuldades.

O (a) professor(a) deverá estipular o tempo para que a atividade seja feita. A atividade deverá ser recolhida para correção diagnóstica e devolutiva.

Ao final da atividade pergunte aos alunos: 

·         Vocês sentiram dificuldade em realizar essa atividade? Qual (is)?

·         Qual o grau de dificuldade da atividade?

·         Que questão vocês sentiram mais dificuldade? 

Faça a correção coletiva da atividade com a turma, tentando tirar algumas dúvidas que tiveram durante a realização da mesma.

Professor(a) Construa um gráfico com as questões da atividade de erros e acertos e apresente para a turma na próxima aula.

É interessante que antes de iniciar o diagnóstico, o professor apresente aos alunos o que será avaliado naquela atividade. 

Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa. 

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. 

Referências: https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/Nem-crianca-nem-adulto-no-meio-do-caminho

https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-as-diferentes-etapas-fases-da-vida-do-ser-humano/


Plano de aula de matemática
Plano de aula de atividade diagnóstica de matemática
Plano de aula completa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)