Plano de aula e atividades de artes: Lendo, interpretando e vivenciando artes plásticas - Telas de Ivan Cruz
|
Área(s) de Conhecimento: Linguagens (Artes e português) |
|
Tema: Lendo, interpretando e vivenciando artes plásticas |
|
Objetivos de
Aprendizagem: ·
Ler com fluência os diferentes gêneros textuais
considerando as sequencias tipológicas. ·
Inferir informações implícitas e explicitas em diferentes
gêneros textuais. ·
Utilizar os recursos de pontuação, acentuação e
ortografia. ·
Conhecer e explorar os fundamentos compositivos das artes
visuais(equilíbrio, tensão, simetria/assimetria, harmonia, movimento etc.),
aplicando-os em suas leituras e feituras Visuais. ·
Experimentar, desfrutar e recriar diferentes brincadeiras
e jogos (adaptados ou não) da cultura
popular, presentes no contexto local e regional, reconhecendo e respeitando
as diferenças. |
|
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos: Iniciar a aula com a música AQUARELA de Toquinho,
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pdi0LfPyEEM É importante fazer
perguntas que possibilitem que a criança consiga olhar os detalhes das telas: ·
Qual o tema das telas? ·
Você conhece as brincadeiras que aparecem nas telas? ·
Qual a tela que você mais gostou? Em seguida,
solicitar que os alunos respondam as questões propostas na segunda página da
atividade. Assim que todos
concluírem as questões é importante que o professor discuta com os alunos as
respostas de cada um analisando a forma de pensar de cada aluno. Motivar a
oralidade solicitando que todos falem e expressem seus percursos de
raciocínio para responder as questões. Depois os alunos devem responder fazer a releitura da tela escolhida usando o material que pensar e tiver disponível. Pode ser um desenho, pode ser recorte de revistas, pode ser papel picado. O professor deve sugerir materiais diversos. |
|
Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa. |
|
Avaliação: A avaliação deve ser
conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando
abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o
diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como
forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes
formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. |
|
Referências: https://www.youtube.com/watch?v=pdi0LfPyEEM https://www.youtube.com/watch?v=e5CsEvrbFdk http://brasilpelaeducacao.blogspot.com/p/biografia-de-ivan-cruz.html |
a) O que aparece na tela?
b) O que as crianças estão fazendo?
c) Durante a pandemia você tem brincado
com seus amigos? Quais cuidados vocês estão tendo para seguir os protocolos de
saúde contra a COVID 19?
d) Você sente saudades de brincar
livremente como antes da pandemia?
e)
Você conhece as brincadeiras que
aparecem nas telas?
f) Das brincadeiras que aparecem na Tela
de Ivan Cruz qual a sua preferida?
g) Você concorda que brincar ajuda a cuidar
da nossa saúde e bem-estar? Por quê?
Plano de aula Ivan Cruz
Plano de aula interpretação de imagem
Plano de aula pandemia do Covid-19
Plano de aula telas Ivan Cruz

Comentários
Postar um comentário