Plano de aula: Produção de resíduos e consumismo
Área(s) de Conhecimento: Ciências |
Tema: Produção de resíduos e consumismo |
Objetivos de Aprendizagem: ·
Relacionar a produção dos diferentes tipos de lixo aos
problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o
consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e
reciclagem/descarte de materiais consumidos nos diferentes espaços sociais. ·
Reconhecer e analisar as formas e funções das cidades,
suas mudanças sociais econômicas e ambientais provocadas pelo seu
desenvolvimento. · Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem em torno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.) propondo práticas de conservação e atitudes sustentáveis (inclusive tecnológica). |
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos: Começar com o vídeo Consumismo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=GiPLYnjO-Mc Nesta aula propomos uma conversa inicial sobre a questão
dos resíduos e a importância do descarte adequado para a qualidade de vida no
planeta. É interessante que sejam feitas considerações gerais,
identificando os possíveis danos ambientais, a partir dos hábitos e
do consumo humano; abordando a coleta seletiva como um recurso imprescindível
na redução de resíduos, que são depositados no ambiente. Para sistematização de conceitos e ampliação de ideias
acerca do assunto em questão, pode-se recorrer a exploração de notícias,
reportagens, apreciação crítica de imagens sobre o tema, com a finalidade de
poder auxiliar o estudante a perceber a necessidade de tomar uma postura
favorável para os problemas ambientais, que enfrentamos hoje e que se
agravarão para as gerações futuras. Nesta aula o
professor poderá abordar três temáticas: ·
Descarte do lixo; ·
Tempo de decomposição; ·
Sustentabilidade e consumismo. Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a
forma de descarte de lixo de Feira de Santana, se o município possui fábricas
de reciclagem e se acontece e de que forma a Coleta Seletiva. Professor, é interessante focar no consumismo, quanto mais consumimos, mais lixos produzimos. Faça um trabalho de conscientização em relação a isso. |
Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto,
lousa. |
Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte
do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de
vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades
e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota
da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e
competências pelos alunos. |
Referências:
Consumo, consumismo e
seus impactos no ambiente. Disponível em:
http://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-e-meio-ambiente/ . Acesso em 20
de setembro de 2021. Repensar, reduzir
reutilizar, reciclar. Disponível em: https://youtu.be/PckAgY6stqU . Acesso em
20 de setembro de 2021. O
que cada um pode fazer para produzir menos lixo. Disponível em:
https://youtu.be/JAvRK1dO8AE . Acesso em 20 de setembro de 2021. |
Plano de aula sobre produção de resíduos e consumismo
Comentários
Postar um comentário