Plano de aula: Produção de resíduos e consumismo

Área(s) de Conhecimento: Ciências 

Tema: Produção de resíduos e consumismo 

Objetivos de Aprendizagem: 

·         Relacionar a produção dos diferentes tipos de lixo aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos nos diferentes espaços sociais.

·         Reconhecer e analisar as formas e funções das cidades, suas mudanças sociais econômicas e ambientais provocadas pelo seu desenvolvimento.

·         Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem em torno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.) propondo práticas de conservação e atitudes sustentáveis (inclusive tecnológica). 

Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos: 

Começar com o vídeo Consumismo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=GiPLYnjO-Mc

Nesta aula propomos uma conversa inicial sobre a questão dos resíduos e a importância do descarte adequado para a qualidade de vida no planeta. É interessante que sejam feitas considerações gerais, identificando os possíveis danos ambientais, a partir dos hábitos e do consumo humano; abordando a coleta seletiva como um recurso imprescindível na redução de resíduos, que são depositados no ambiente.

Para sistematização de conceitos e ampliação de ideias acerca do assunto em questão, pode-se recorrer a exploração de notícias, reportagens, apreciação crítica de imagens sobre o tema, com a finalidade de poder auxiliar o estudante a perceber a necessidade de tomar uma postura favorável para os problemas ambientais, que enfrentamos hoje e que se agravarão para as gerações futuras.

 Nesta aula o professor poderá abordar três temáticas:

·         Descarte do lixo;

·         Tempo de decomposição;

·         Sustentabilidade e consumismo.

Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a forma de descarte de lixo de Feira de Santana, se o município possui fábricas de reciclagem e se acontece e de que forma a Coleta Seletiva.

Professor, é interessante focar no consumismo, quanto mais consumimos, mais lixos produzimos.  Faça um trabalho de conscientização em relação a isso. 

Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa.

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos.

Referências:

Consumo, consumismo e seus impactos no ambiente. Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-e-meio-ambiente/ . Acesso em 20 de setembro de 2021.

Repensar, reduzir reutilizar, reciclar. Disponível em: https://youtu.be/PckAgY6stqU . Acesso em 20 de setembro de 2021.

O que cada um pode fazer para produzir menos lixo. Disponível em: https://youtu.be/JAvRK1dO8AE . Acesso em 20 de setembro de 2021.


Plano de aula sobre produção de resíduos e consumismo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)