Atividade diagnóstica de leitura - Plano de aula e avaliação


Conteúdo aula: Atividade diagnóstica de leitura

Objetivo: Identificar a realidade da turma. Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem. Refletir sobre as dificuldades, para definir as ações para sanar os problemas. Identificar o domínio de cada aluno em relação aos padrões da leitura e escrita.

Metodologia: 1ª etapa: Conversar com a turma sobre a atividade  proposta, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas e vai ajudar todos a escrever com mais segurança.

2ª etapa: Inicialmente o professor fará a leitura da fábula. Em seguida colherá a leitura individual de cada aluno.

Recursos: Folhas para escrever, lápis e borracha

Avaliação: A avaliação levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno, tais como: atividades propostas, interesse, o desenvolvimento do aluno, organização das atividades e participação em aula.

Referências bibliográficas:


Escola:
Data:                                                        Série:
Aluno:
Professor:                                                Disciplina: Português


ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

A TARTARUGA E A LEBRE

(Autor: Esopo)

No mundo dos animais vivia uma lebre muito orgulhosa e vaidosa, que não cessava de falar que era a mais veloz e se gabava disso, diante da lentidão da tartaruga.

Lá vem dona tartaruga, vem andando sossegada, vou sair da frente dela pra não ser atropelada!” Cantava debochando a lebre da pobre tartaruga.

Um dia, a tartaruga pensou em fazer uma aposta no mínimo inusitada para a lebre:

- Estou certa que posso ganhar de você numa corrida! Desafiou a tartaruga.

- A mim?! Debochou a assustada lebre com o desafio.

- Sim, a você, disse a tartaruga. Façamos nossas apostas e vejamos quem ganha a corrida!

A lebre, meio incrédula, aceitou. Todos os animais se reuniram para assistir a corrida. A coruja marcou o ponto de partida e de chegada, e sem mais demoras, começou a competição em meio à incredulidade dos que assistiam.

Confiada na sua rapidez, a lebre deixou a tartaruga pegar vantagem e ficou tirando sarro dela. Logo, começou a correr velozmente e ultrapassou a tartaruga que caminhava vagarosamente, mas sem parar.

Só se deteve na metade do caminho, diante um pasto verde e frondoso, onde se dispôs a descansar antes de terminar a corrida. Ali, pegou no sono enquanto a tartaruga seguiu caminhando passo a passo, lentamente, mas sem se deter. 

Quando a lebre despertou, viu desesperada que a tartaruga se encontrava a uma curtíssima distância da meta de chegada. Saiu correndo com todas as suas forças, mas já era muito tarde. A tartaruga tinha vencido a corrida!

Nesse dia a lebre aprendeu, em meio a uma grande humilhação, que não deve se gabar dos demais. Também aprendeu que o excesso de confiança é um obstáculo para alcançar nossos objetivos.

Moral da História: Essa fábula ensina a todas as crianças que jamais devemos nos gabar dos demais, e que mesmo que andemos devagar, se o fizermos com foco, chegaremos longe.

Acesse a "parte 2": Atividade diagnóstica de escrita - Plano de aula e avaliação -
https://facilitandoapedagogia.blogspot.com/2022/05/atividade-diagnostica-de-escrita-plano.html

Plano de aula de Língua Portuguesa.
Plano de aula atividade diagnóstica de leitura.
Avalição diagnóstica de leitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)