Atividade diagnóstica de Matemática: parte 1 - Plano de aula e avaliação


Área(s) de Conhecimento: Matemática

Tema: Atividade diagnóstica de Matemática - parte 1

Objetivos de Aprendizagem:

·         Identificar a realidade da turma.

·         Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem.

·         Refletir sobre as dificuldades, para definir as ações para sanar os problemas.

·         Identificar o domínio de cada aluno em relação as quatro operações básicas da matemática; o valor posicional cada uma das ordens através de quadro-valor;

·         Representar o sucessor e o antecessor de um número natural;

·         Calcular o resultado de uma adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais.;

·         Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema compreendendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão;

·         Resolver problemas do cotidiano utilizando as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. 

Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos:

·         Tempo estimado: 4 aulas

·         Aulas 1 e 2:

·         Aplicação da atividade diagnóstica de matemática – parte 1, leitura prévia e depois deixar as crianças responderem, com o auxílio do professor. 

Recursos/Materiais: Folhas para escrever, lápis e borracha 

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. 

Referências:



Escola:
Data:                                                        Série:
Aluno:
Professor:                                                Disciplina: Matemática 

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA - PARTE 1

1º) Observe os números a seguir: 1; 3; 70; 25; 2; 100. Ao organizá-los em ordem crescente, teremos:

a) 1; 100; 2; 25; 3; 70.

b) 70; 3; 25; 2; 100; 1.

c) 1; 2; 3; 25; 70; 100.

d) 1; 100; 2; 3; 70; 25.

 2º) Escreva como se lê os números abaixo:

a) 87: ________________________________________________________________

b) 368: ______________________________________________________________

c) 6 400:______________________________________________________________

d) 15 000: _____________________________________________________________

 3º) Complete:

Antecessor

 

Sucessor

 

85

 

 

936

 

 

5 941

 

 

3 218

 

 

567

 

 

9 999

 

4º) Marque a alternativa correta:

A) Qual é o valor posicional do número 2 no número 2.396?

(    ) 20.000              (    ) 200                 (    )2.000

B) A quarta ordem do número 3.418 pertence a classe:

(    ) unidades              (    ) milhares               (    ) milhões

C) Quais são os algarismos da classe dos milhares no número 18.923:

(    ) 23                         (    ) 82                       (    ) 18

5º) Resolva as adições abaixo:


6º) Resolva as subtrações abaixo:


7º)  Seu João é fazendeiro. Ele tinha 984 vacas de leite, porém ele resolveu vender 798, porque o leite está muito barato e ele estava tendo prejuízo. Agora seu João tem:

(A)214 vacas
(B)186 vacas
(C)296 vacas
(D)142 vacas

8º) No colégio Sol Nascente estudam muitos alunos, sendo que no período de manhã estão matriculados 1.139 e no período da tarde 621? Quantos alunos estão matriculados ao todo?

(A)1750
(B)7510
(C)1760
(D)1789

9º) Responda:

10º) Tinha R$100,00, perdi R$23,00 e ganhei R$17,00. Com quanto eu fiquei?

(A)R$ 14,00
(B)R$ 34,00
(C)R$ 94,00
(D)R$ 74,00


Acesse: Atividade diagnóstica de Matemática: parte 2 - Plano de aula e avaliação

Plano de aula de Matemática.
Plano de aula atividade diagnóstica de matemática.
Plano de aula atividade diagnóstica adição.
Plano de aula atividade diagnóstica subtração.
Plano de aula atividade escrita por extenso.
Plano de aula atividade sucessor e antecessor.
Plano de aula atividade sistema de numeração decimal.
Plano de aula atividade diagnóstica sistema monetário.
Avalição diagnóstica de matemática
Avaliação diagnóstica de adição.
Avaliação diagnóstica de subtração.
Avaliação diagnóstica escrita por extenso.
Avaliação diagnóstica sucessor e antecessor.
Avaliação diagnóstica sistema de numeração decimal.
Avaliação diagnóstica de sistema monetário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)