Plano de aula: Atividade Diagnóstica de Produção Textual - Leitura que encanta e ensina
Tema: Leitura que encanta e ensina – Diagnóstico Produção textual |
Objetivos de
Aprendizagem: Utilizar, ao produzir
um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia,
regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final,
ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e
pontuação do discurso direto, quando for o caso. |
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos: O professor deverá
junto com os alunos ler novamente o texto da aula anterior. Para que os alunos
sigam explorando e desenvolvendo a habilidade escritora a proposta agora é
que eles façam uma reescrita do texto que acabaram de ler. Para tanto sugerimos
alguns passos importantes nesta aula. Vale ressaltar que os alunos farão essa
atividade sem a ajuda do professor, visto que se trata de uma atividade
diagnóstica e o objetivo e verificar se os alunos compreenderam com clareza,
algumas das principais etapas da produção de um texto: introdução,
desenvolvimento e conclusão. É importante que o
aluno faça um esquema de escrita em seu caderno de linguagens. Um roteiro de
escrita. Em seguida, peça que
escrevam o texto livremente garantido, neste primeiro momento, o entendimento
do texto lido, sem preocupação excessiva com a estrutura textual, pontuação
ou grafia correta das palavras. É fundamental que, neste momento, os alunos
sejam motivados a escreverem do jeito que sabem e conseguem. Ao final da produção
de texto, recolher os textos para correção diagnóstica e devolutiva. O professor também poderá trabalhar com o texto fatiado para que o aluno organize e entenda a estrutura do texto, introdução, desenvolvimento e conclusão. |
Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa. |
Avaliação: A
avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e
aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo
como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no
processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem,
através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. |
Referências: http://profhelena4e5ano.blogspot.com/2010/11/orientacoes-para-producao-de-texto.html https://www.youtube.com/watch?v=Qah79XCucAs |
Comentários
Postar um comentário