Plano de aula: Atividade Diagnóstica de Produção Textual - Leitura que encanta e ensina

 

Tema: Leitura que encanta e ensina – Diagnóstico Produção textual 

Objetivos de Aprendizagem:

Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos:

O professor deverá junto com os alunos ler novamente o texto da aula anterior.

Para que os alunos sigam explorando e desenvolvendo a habilidade escritora a proposta agora é que eles façam uma reescrita do texto que acabaram de ler.

Para tanto sugerimos alguns passos importantes nesta aula. Vale ressaltar que os alunos farão essa atividade sem a ajuda do professor, visto que se trata de uma atividade diagnóstica e o objetivo e verificar se os alunos compreenderam com clareza, algumas das principais etapas da produção de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

É importante que o aluno faça um esquema de escrita em seu caderno de linguagens. Um roteiro de escrita.

Em seguida, peça que escrevam o texto livremente garantido, neste primeiro momento, o entendimento do texto lido, sem preocupação excessiva com a estrutura textual, pontuação ou grafia correta das palavras. É fundamental que, neste momento, os alunos sejam motivados a escreverem do jeito que sabem e conseguem.

Ao final da produção de texto, recolher os textos para correção diagnóstica e devolutiva.

O professor também poderá trabalhar com o texto fatiado para que o aluno organize e entenda a estrutura do texto, introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa. 

Avaliação:

A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos.

Referências:

http://profhelena4e5ano.blogspot.com/2010/11/orientacoes-para-producao-de-texto.html

https://www.youtube.com/watch?v=Qah79XCucAs


Acesse a parte 1 do plano de aula: 

Plano de aula de Produção Textual
Plano de aula de Atividade Diagnóstica de Produção Textual
Plano de aula de Atividade Diagnóstica de Escrita
Plano de aula de escrita
Plano de aula completo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)