Plano de aula: Atividadep diagnóstica de Leitura - Leitura que encanta e ensina

 

Área(s) de Conhecimento: Linguagens (Port.) 

Tema: Leitura que encanta e ensina - Diagnóstico 

Objetivos de Aprendizagem:

·                    Ler com fluência os diferentes gêneros textuais considerando as sequências tipológicas.

·                    Inferir informações implícitas e explicitas em diferentes gêneros textuais.

·                    Utilizar os recursos de pontuação, acentuação e ortografia. 

Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos:

 Iniciar a aula com a seguinte frase: “A leitura pode fazer você viajar tão longe que nem com todo dinheiro do mundo seria capaz de proporcionar essa experiência.” (Fabrício Santos). Após ler a frase em voz alta, falar sobre a importância da leitura e sobre as viagens através da imaginação que um livro nos permite fazer. Questionar aos alunos: O que a leitura de um livro pode fazer por você?

Após ouvir as respostas, enumerar os benefícios:

·         Solta a imaginação;

·         Estimula a criatividade;

·         Aumenta seu vocabulário;

·         Facilita a escrita;

·         Simplifica a compreensão das coisas;

·         Melhora a comunicação com os outros;

·         Melhora a capacidade de memorização;

·         Amplia seu conhecimento.

 

Apresente algumas séries de questionamentos que a criança precisa se fazer antes, durante e depois de realizar uma leitura.

Antes:

Com intenção eu vou ler?

O que sei sobre esse texto?

De que fala esse texto?

O que me diz a sua estrutura?

 

Durante:

Formular hipóteses e fazer previsões sobre o texto.

Formular perguntas sobre a leitura;

Pensar em voz alta para garantir a compreensão;

Criar imagens mentais para visualizar as descrições vagas;

 

Depois

Resumir e sintetizar as ideias principais;

Relacionar o conteúdo do texto com o mundo em que vivem.

 

Caso o professor ache pertinente, poderá utilizar o vídeo “Estratégias de leitura: antecipação (ou predição)” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hYPlcFCKYXg.

 

Após esse momento será iniciada a atividade diagnóstica de leitura. Explicar para que façam a leitura com muita atenção, lendo devagar para entender todos os detalhes. Se tiver dificuldade em alguma palavra,

voltar à leitura até que fique tudo bem compreendido.

O aluno deverá inicialmente realizar a leitura em silêncio.

Logo após faremos uma leitura coletiva, e em seguida individual. Aqui o professor deverá registrar suas observações em relação à leitura. 

Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa. 

Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. 

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=hYPlcFCKYXg

https://www.youtube.com/watch?v=iM9UO3eJ6WE 


Acesse a parte 2 do plano de aula: 

Plano de aula de atividade diagnóstica de leitura
Atividade diagnóstica de leitura 
Plano de aula completo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de aula: Eu e o outro - Empatia

Plano de aula: Identidade, diferenças, respeito e convivência.

Plano de aula: Cooperação (Ações solidárias)