Plano de aula: Atividadep diagnóstica de Leitura - Leitura que encanta e ensina
Área(s) de Conhecimento: Linguagens (Port.) |
Tema: Leitura que encanta e ensina - Diagnóstico |
Objetivos de Aprendizagem: ·
Ler com fluência os diferentes gêneros textuais
considerando as sequências tipológicas. ·
Inferir informações implícitas e explicitas em diferentes
gêneros textuais. · Utilizar os recursos de pontuação, acentuação e ortografia. |
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos: Após ouvir as
respostas, enumerar os benefícios: ·
Solta a imaginação; ·
Estimula a criatividade; ·
Aumenta seu vocabulário; ·
Facilita a escrita; ·
Simplifica a compreensão das coisas; ·
Melhora a comunicação com os outros; ·
Melhora a capacidade de memorização; ·
Amplia seu conhecimento. Apresente algumas
séries de questionamentos que a criança precisa se fazer antes, durante e
depois de realizar uma leitura. Antes: Com intenção eu vou
ler? O que sei sobre esse
texto? De que fala esse
texto? O que me diz a sua
estrutura? Durante: Formular hipóteses e
fazer previsões sobre o texto. Formular perguntas
sobre a leitura; Pensar em voz alta
para garantir a compreensão; Criar imagens mentais
para visualizar as descrições vagas; Depois Resumir e sintetizar
as ideias principais; Relacionar o conteúdo
do texto com o mundo em que vivem. Caso o professor ache
pertinente, poderá utilizar o vídeo “Estratégias de leitura: antecipação (ou
predição)” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hYPlcFCKYXg. Após esse momento
será iniciada a atividade diagnóstica de leitura. Explicar para que façam a
leitura com muita atenção, lendo devagar para entender todos os detalhes. Se
tiver dificuldade em alguma palavra, voltar à leitura até
que fique tudo bem compreendido. O aluno deverá
inicialmente realizar a leitura em silêncio. Logo após faremos uma leitura coletiva, e em seguida individual. Aqui o professor deverá registrar suas observações em relação à leitura. |
Recursos/Materiais: Lápis, borracha, folha A4, piloto, lousa. |
Avaliação: A avaliação deve ser conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, considerando abordagens tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de engajar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes formas de avaliar saberes e competências pelos alunos. |
Referências: https://www.youtube.com/watch?v=hYPlcFCKYXg https://www.youtube.com/watch?v=iM9UO3eJ6WE |
Comentários
Postar um comentário